terça-feira, fevereiro 13, 2007

(COLUNA TUFOS E SUJEIRAS - por Raoni)

Oi Marco.
Como você reencaminhou esse e-mail, creio que acredita nele.
Me admira essa surpresa e perplexidade que as pessoas ficam com esse fato. Ainda mais quando repetem o discurso da grande imprensa, "endemonizando" o fato em vez de tentar enxergar o que está por trás disso.
Esse país só existe pois foi construído em cima da violência e da opressão sobre os povos que aqui viviam e os que foram trazidos para cá. A Barbaridade que aqui existe é a barbaridade do dominante, do colonizador que aqui pisou e foi o primeiro a produzir a violência. A grande violência acontece diariamente há séculos.
Quem realmente se solidariza com alguma coisa nessa cidade?
Que história é esse de "pessoas de bem"? Você sabe, nós sabemos, que todo dia morre algum adolescente de bala para não morrer de fome. Ninguém se importa quando a polícia invade um morro e mata uma criança. Isso é normal. Morrer o João é que não é normal.
"Banalização do mal"? Aonde está o verdadeiro mal?
A pena de morte já existe nesse país. Temos que lutar contra ela.

> To: mariliamartins@superig.com.br
> From: mariliamartins@superig.com.br
> Subject: ENC: ENC:_QUARTA-FEIRA,_DIA_14_DE_FEVEREIRO:_LUTO_POR_J OÃO_HÉLIO_
>Date: Mon, 12 Feb 2007 22:06:43 -0200> > >
> QUARTA-FEIRA, DIA 14 DE FEVEREIRO: LUTO POR JOÃO HÉLIO
> > NA PRÓXIMA QUARTA FEIRA VAI FAZER SETE DIAS QUE JOÃO HELIO FOI BRUTALMENTE > ASSASSINADO NO RIO DE JANEIRO. O MUNDO INTEIRO SOUBE DA HISTÓRIA; E VOCÊ, > QUE ESTÁ LENDO ESTE E-MAIL, COM CERTEZA TAMBÉM SABE. E PROVAVELMENTE NÃO > SABE BEM O QUE FALAR, PORQUE NÃO CONSEGUE ENCONTRAR AS PALAVRAS. ENTÃO, > VAMOS MOSTRAR O QUE SENTIMOS! VAMOS MOSTRAR O QUE SENTIMOS PELO PEQUENO > JOÃO. VAMOS MOSTRAR, UMA SEMANA DEPOIS, QUE O RIO DE JANEIRO NÃO ESQUECEU. > NA QUARTA-FEIRA, VAMOS MOSTRAR À IRMÃ DE JOÃO, AOS SEUS PAIS, AOS SEUS > AMIGOS, QUE AS PESSOAS DE BEM DESSA CIDADE AINDA CHORAM COM ELES, E SE > SOLIDARIZAM COM ELES. > > USE UMA TARJA PRETA NO BRAÇO O DIA INTEIRO! > > VAI TRABALHAR, VAI AO MÉDICO, VAI AO TEATRO, VAI À ACADEMIA? COLOQUE UMA > TARJA PRETA NO BRAÇO. VAI LEVAR O FILHO NA CRECHE? COLOQUE UMA TARJA PRETA > NELE TAMBÉM. VAI À PRAIA? COLOQUE UMA TARJA PRETA. VAI FICAR EM CASA? FIQUE > COM A TARJA NO BRAÇO. > > REPASSE! VOCÊ QUE MORA NO RIO, VOCÊ QUE AMA O RIO, CARIOCA OU NÃO, MOSTRE NA > QUARTA FEIRA A DOR DE UMA CIDADE PELA MORTE DE UMA CRIANÇA. E PELA BARBÁRIE. > E PELA BANALIZAÇÃO DO MAL.


Web Counter