
fragmento (interditado por um comentário) da vida de um mameluco qualquer.
“ - Ele é mameluco porque é uma mistura... – disse Carlos olhando para a parede.
- Todo mundo é mameluco, filho. “
Marimbondos de Fogo, José Sarney
...pensa e finalmente termina de mijar. Fecha o zíper, volta andando calmamente pra perto do carro (será que esse cuidado todo para afastar o mato do rosto, esse jeito delicado de empurrar os galhos para longe, não tem nada a ver com aqueles dias em que saía com o pai pra pescar - dias em que desciam aquele matagal fechado em meio aos ‘cuidado com o moleque, gerson’ e os ‘faz tudo o que o teu pai mandar, viu guri’ que sua mãe ia gritando enquanto os dois sumiam morro abaixo?
Desciam sufocados pelo verde até a metade do caminho: dali pra frente o mato diluía e sobravam só umas árvores enormes. Gerson carregava as duas sacolas pro menino poder tacar pedras nos micos e nos passarinhos.
Quando o pai já estava muito doente e a catarata o impedia de olhar as visitas nos olhos, a historia de como wagner uma vez acertou em cheio um passarinho e ficou andando o dia todo com o bicho morto na mão era uma das poucas coisas que ainda moldavam um sorriso no seu rosto velho enquanto contava para quem estivesse em volta.
Wagner acompanhou o pai até os quatorze anos. Enquanto observavam a linha dançar na água, sentados na beira do rio, tinham todo tipo de conversa de homem pra homem – ate o dia em que waguinho virou homem, aí não só as pescarias pararam, como as conversas de homem pra homem também. Aos quatorze se mudou pro Rio, foi morar na casa de um primo em Rocha Miranda, passar os dias vendo gente com mais dinheiro que ele sair do Colégio Salesiano e ir comer no Habib’s.
Nunca mais viu o pai. Nunca mais jogou pedra em passarinho, mas – em compensação – aprendeu a atirar com arma de verdade e passou a dar asas pras pessoas ao invés de tirar dos bichos que já tem.
Será que ele pensa no seu Gerson – será que pensa no seu falecido pai e nas conversas que tinham na beira do rio – enquanto sobe de volta pra clareira onde está o carro) e checa se o morto já começou a cheirar no porta-malas. Wagner acende...
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home