
SOBRE LOGARITMOS
"A invenção do logaritmo (palavra de origem grega:(logos) = tratado, arithmos (ariqmo) = número), deve-se ao matemático escocês John Napier, barão de Merchiston (1550-1617), que se interessou fundamentalmente pelo cálculo numérico e pela trigonometría. Em 1614, e ao fim de 20 anos de trabalho, publicou a obra Logarithmorum canonis descriptio, onde explica como se utilizam os logaritmos, mas não relata o processo como chegou a eles
Um ano depois, em 1615, o matemático inglês Henry Briggs (1561-1631), visitou Napier e sugeriu-lhe a utilização da base 10. A Napier agradou-lhe a ideia e resolveram elaborar as respectivas tábuas dos logaritmos decimais. Com a morte de Napier é Brigs que conclui o trabalho e em 1618, publica Logarithmorum Chiliaes prima, primeiro tratado sobre os logaritmos de base 10 e faz o calculo para os números de 1 a 20 000 e de 90 000 a 100 000."
Comer alguém que é bom, nem pensar!
6 Comentários:
Rafael,
Adorei!! Parabéns a todos os colunistas. O Raoni é bacana também. Muito bom. O Adnet vai escrever sempre? A viagem dele a Campos dos Goytacazes foi muito esclarecedora. Quanto ao seu texto, Rafael, nem preciso dizer, bem sabe que já sou fã de crachá e tudo!!!
Cris Sauma
relamente...
d ond vc tirou isso?
pois bem...não o faça mais pois minha barriga ainda c encontra em contrações continuas e já começa a doer!
....rs....
aiiiii
páaaraaa!
Gostei muito! E admiro mais ainda a paciência de epsquisar e/ou inventar as coisas sobre logaritmos!
bjos
assino em baixo!
Muito bom o blog aqui hein?
Eu sempre ia no do Queiroga, mas ele desisitiu daquilo lá né?
Beijos à todos
e a minha coluna, caceta?
"Comer alguém que é bom, nem pensar!" - Foi o melhor! :P
Postar um comentário
<< Home